quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Os filhos e o dinheiro: semanada/mesada...

    Hoje vou-vos falar de um livro que eu comprei por curiosidade e depois de o ler este transformou-se numa Bíblia para mim.

    Como viram pela capa o livro chama-se "Independência financeira para mulheres" a autora é Susana Abuquerque e aconselho a todas as mulheres que desejam a sua independência financeira a o lerem. Ao longo de várias postagens vou revelando as partes que revolucionaram a minha vida.
    Para vos dar a conhecer um pouco do livro para esta postagem escolhi o tema dos filhos e o dinheiro. O meu pai começou por me dar semanada quando eu fui para o 5º ano, naquela altura eu recebia o dinheiro todo contado para a semana, onde estava incluído o dinheiro para o almoço, para o lanche e o que sobrava era para mim. Quando chegavam as férias eu não recebi semanada, pois, o meu pai achava que não nos fazia falta o dinheiro.
    Esta autora defende que as crianças devem começar a receber semanada a partir dos 5 anos, podendo começar a ter 1 euro por semana, mas, este dinheiro deverá ser dado em moedas pequenas, de dez ou vinte cêntimos, para a criança poder visualizar as escolhas. Eu resolvi tentar com o meu filho de 5 anos, fui com ele comprar uma carteira para ele colocar a sua semanada, depois sentei-me com ele e o meu marido, expliquei-lhe que a partir daquele dia ele iria receber, todos os sábados, 1 euro e que ele poderia fazer o que quisesse com aquele dinheiro. Estabeleci regras que ele não poderia quebrar sobre pena de não receber a sua semanada, regras essas: sempre que sair com os pais tem que levar a sua carteira, quando quiser comprar gomas tem que pagar com as suas moedas e quando estas acabarem não pode pedir mais a não ser que seja dia de receber a sua semanada.
    Foram muito engraçados os dias que se seguiram, ele quando saia levava a sua carteira, quando queria comprar alguma coisa nós dizíamos para pagar com as suas moedas, começando a sim a saber distinguir umas das outras, a contar até chegar ao valor para pagar e muitas das vezes desistia de comprar pois constatava que iria ficar sem moedas na carteira. Aconselho todas as mães a experimentar.
    Quanto à famosa mesada, eu nunca a recebi o meu pai sempre foi apologista da semanada, mas, a autora aconselha a usar a partir dos 9/10 anos, deverá começar por fazer a passagem da semanada para a mesada de forma gradual, dividindo no 1º mês o valor da mesada por quatro semanas e gerindo-o semanalmente, no 2º mês dividir a mesada por duas e finalmente gerir mensalmente a quantia.
    Espero que tenham gostado da dica deste livro, o importante é explicar-lhes sempre o que pretendemos com determinada ação e estipular regras: saber que devem poupar; saber que têm liberdade de escolha; saber que se gastarem o dinheiro todo não lhes será dado mais; saber que os pais cumprem sempre o prazo e o montante de pagamento da semanada/mesada; saber que o seu comportamento é uma coisa e a sua semanada/mesada é outra, não castigar tirando o seu direito ao dinheiro; saber que o dinheiro não será pago quando este for utilizado para fins que não deve; ajudá-los na sua organização de POUPAR, GASTAR e DOAR.

Sem comentários:

Enviar um comentário