sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A nossa segurança e a dos outros...
    Hoje fui ao veterinário com o meu TimTim, mas antes, passei por uma loja de animais e comprei um ansaime, pois, o que ele tinha já estava estragado. Coloquei-o e lá fomos nós, eu, ele e o meu filho.
    Qual não é o meu espanto que por cada dois passos que dávamos havia sempre alguém a fazer algum comentário,«este deve ser fresco», «coitado vai com a boca tapada», «ele morde?» ou a dar-nos aquele olhar de reprovação... Quando chego ao veterinário este também fica muito admirado por o cão ir com ansaime e pergunta-me logo se ele é assim tão mau para vir assim. Mal entramos no consultório este pergunta ao meu filho se o cão alguma vez o mordeu?, o meu filho responde que não e ele remata com e em casa já mordeu alguém?, ao que eu respondo que não e ele continua a perguntar se o cão é meiguinho e por ai fora... por amor de Deus... ninguém vê notícias, preferem que as desgraças aconteçam e depois colocamos trancas à porta.
    Na minha opinião cada dono tem que ser responsável pelo seu animal, quer o cão morda ou não, quer o cão seja muito meiguinho ou não, temos que deixar a desculpa do há, mas, ele nunca tinha feito isso, ai não? Para mim isso é irresponsabilidade ninguém conhece melhor o seu animal do que o seu dono.
   Os cães quando saem à rua devem levar ansaime, nós não sabemos como é que eles vão reagir em determinadas situações. O cão pode ser muito bonzinho e nunca ter feito mal a ninguém mas há sempre uma primeira vez para tudo. Vamos parar de ser hipócritas e começar a assumir as nossas responsabilidades enquanto donos e enquanto cidadãos, lá porque um cão tem ansaime não quer dizer que ele vá morder, mas, a meu ver eu estou a precaver-me, estou a zelar pela vida do meu animal e pela vida das pessoas que estão na rua. Lá por o meu animal ter ansaime não quer dizer que seja um mau cão, estou apenas a evitar que alguém se aproxime dele de forma brusca, o assuste e ele morda. Estão a perceber a diferença... Lá por o meu cão ter ansaime não quer dizer que ele morda toda a gente lá em casa, estou apenas a prevenir acidentes indesejados no seu passeio à rua e neste caso na sua ida ao veterinário.
    O meu cão é muito carinhoso com as pessoas cá de casa, mas, com estranhos ele tem um comportamento diferente, a meu ver é normal, ou não? Nós damos-nos bem com todos os estranhos que vimos pela primeira vez? 
    O meu cão é respeitado enquanto ser vivo que é e não é o facto de usar um ansaime que o vai fazer dele um mau animal, pelo contrário. Vamos deixar de olhar sempre para o lado mau das coisas e encarar a realidade os animais são imprevisíveis e nós não podemos prever quem irá chegar perto dele, se uma menina de um ano ou uma de vinte. A segurança do nosso animal e a segurança das outras pessoas deve ser encarada de forma responsável, pensem nisso.  

Sem comentários:

Enviar um comentário